Xavier Marques trabalha como produtor, músico e designer de som no estúdio Casa da Lenha.
A sua aventura musical começou ao piano no Conservatório de Música de Aveiro, explorando mais tarde a guitarra, até por fim ter descoberto o mundo da engenharia e produção. Após ter terminado os seus estudos de engenharia de áudio no SAE Institute no Reino Unido e Austrália, em 2008 regressou a Portugal onde trabalhou durante alguns anos em estúdios na região de Aveiro, Coimbra e Porto. Em paralelo, trabalhou como técnico de som ao vivo em diversas casas de espetáculo. Numa vertente multimédia, participou na produção de “O Programa do Aleixo” e “Copa Aleixo”. Adicionalmente, no panorama internacional, fez parte da equipa técnica de Raphael Saadiq durante a sua tour europeia Stone Rollin’ 2011.
Partindo da sua vontade de explorar novos caminhos, posteriormente aventurou-se na criação do estúdio Casa da Lenha, onde se realiza a produção, gravação e mistura de discos.
Este espaço é também utilizado para compor obras musicais para curtas e longas metragens, espetáculos ao vivo e spots publicitários, e ainda desenvolver projetos multidisciplinares onde está presente uma forte componente visual aliada à música. Neste âmbito, é líder do coletivo JUPITER, um projeto cujas obras musicais apresentam um conceito narrativo onde o imaginário da ficção científica abre portas a questões filosóficas inerentes à condição humana. Ao vivo, as performances de JUPITER combinam música eletrónica com um espetáculo de luzes e projeção de vídeo.
Na área do cinema, Xavier trabalha como músico, compositor e diretor de som em parceria com o realizador Joaquim Pavão, e conta já com várias nomeações e prémios internacionais.
Pontualmente, transmite o seu conhecimento em formações no domínio da produção áudio, e dá apoio a projetos educativos em diferentes instituições.